Quitosana - A Fibra do Futuro!

Que tal uma fibra natural que elimina gordura, reduz os níveis de mal colesterol (colesterol LDL) e ácido úrico, previne o câncer de cólon e próstata e ainda por cima é um excelente agente anti-ácido, anti-bacteriano e cicatrizante. Milagre ? Panacéia ? Não. Tudo indica que existe. A quitosana, uma típica fibra natural de origem animal, chegou para ficar e a cada dia encontra um maior número de adeptos de seus benefícios.           

De onde vem a quitosana ? Esta fibra natural, derivada da quitina, polímero abundante na natureza que só perde em quantidade para a celulose, que é uma fibra vegetal que atua como componente estrutural das plantas.

 A quitina, um componente estrutural das carapaças de crustáceos (notadamente camarão, lagosta e caranguejo) é biosintetizada em grande escala na natureza por processos enzimáticos no denominado “ciclo da quitina”. A quitosana,  produzida a partir da quitina por processos enzimáticos ou por uma reação química denominada desacetilação, passa a ser uma das poucas fibras naturais solúveis em meio ácidos, como por exemplo, suco de limão, vinagre ou no nosso suco gástrico, onde o pH é ácido.           

Como age a quitosana ? Estudos recentes demonstram que uma vez ingerida, a quitosana é solubilizada no estômago, formando um gel quimicamente ativo, em função dos grupamentos amino presentes na sua estrutura. Este gel eletrostaticamente carregado, tem a propriedade de atrair e se ligar à gordura ingerida na alimentação, formando um complexo quitosana-gordura, que evita a ação das lipases (enzimas que metabolizam os lipídios), impedindo desse modo a sua consequente absorção pelo organismo. Cada grama de quitosana ingerida, tem capacidade de capturar e eliminar até 8 gramas de gordura ingerida (aproximadamente 80 calorias).           

 Além disso, a quitosana através de seus grupos aminos livres possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares do sistema digestivo excretando-os nas fezes. Os ácidos biliares, substâncias componentes da bile, são essenciais ao processo digestivo. O problema dos ácidos biliares é que eles são recicláveis, ou seja, são reaproveitados pelo organismo após a digestão, através da reabsorção pelo trato intestinal retornando ao fígado completando assim um ciclo no organismo denominado de circulação entero-hepática. Entretanto a presença excessiva desses ácidos no intestino está relacionado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de cólon e de próstata. Quando a quitosana se liga aos ácidos biliares em excesso, exerce um duplo efeito benéfico: evita a presença desses ácidos livres no intestino prevenindo o câncer e simultaneamente ativa o fígado para produzir mais ácidos biliares, reduzindo os níveis do mau colesterol (colesterol LDL) no organismo. Como o colesterol é o precursor dos ácidos biliares, quando o fígado recebe o sinal para produzir mais destes ácidos, utiliza o colesterol que está mais facilmente disponível na corrente sanguínea, ou seja o LDL, o colesterol vilão, responsável pela formação dos temíveis ateromas ou placas coronarianas que contribuem para desde uma simples elevação na pressão arterial até derrames cerebrais.           

 Quem está usando quitosana ? Hoje, nos EUA, um dos livros mais vendidos chama-se “The Fat Blocker Diet”, escrito pelos médicos Arnold Fox, e Brenda Addelly, uma das co-autoras do livro “The Arthritis Cure” que foi best-seller por vários meses naquele país durante os anos de 1996 e 1997. No livro The Fat Blocker Diet, publicado em maio de 1997, os autores propõem  dietas de sucesso para controle e redução de peso onde o componente chave é a quitosana. Dietas existem às dezenas, propondo os mais variados e exóticos ingredientes e torturas alimentares. Os autores ressaltam este ponto, criticam as dietas propostas e informam que, sem uma mudança significativa de seus hábitos alimentares, é possível um controle e até uma redução de peso corporal usando a quitosana antes de ingerir alimentos ricos em gordura. De acordo com o programa proposto pelos autores é possível cortar da alimentação até 25 gramas de gordura por dia, ou seja, algo em torno de 230 calorias ! Existe inclusive uma tabela que informa a quantidade de quitosana que deve ser ingerida antes de comer um hamburger, pizza, chocolate ou batata frita. A maior parte da gordura e consequentemente a caloria contida nestes alimentos é eliminada do organismo por este maravilhoso polímero natural.             

No Japão, a quitosana está sendo o tratamento indicado por mais de 10.000 médicos e nutricionistas. No livro, recentemente publicado nos EUA, ainda não editado no Brasil, “Chitin-Chitosan – The Choice Food Supplement for Over 10.000 Physicians in Japan” escrito por Koji Asaoka, são relatados as experiências bem sucedidas, com depoimentos de pacientes, das várias utilizações e aplicações da mistura quitina-quitosana. Os resultados são surpreendentemente animadores, inclusive na regeneração de tecidos, prevenção de metastase, bronquite asmática, desordens oculares e hepáticas, e até na produção de cosméticos para proteção, hidratação e rejuvenescimento da pele.           

O PADETEC – Parque de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, desenvolveu a tecnologia e hoje incuba a única empresa no Brasil a produzir em escala industrial quitina e quitosana. Uma outra empresa criada no parque tecnológico fabrica um produto FYBERSAN que utiliza a quitosana como princípio ativo, comercializado na forma de cápsulas,  que está sendo usado com sucesso como auxiliar para o tratamento da obesidade moderada e na redução dos níveis de colesterol, além de promover todos os benefícios já conhecidos e relatados sobre as fibras para o organismo.           

Como usar ? A quitosana deve ser utilizada corretamente para funcionar eficientemente. Deve ser ingerida 15 minutos antes das refeições com bastante água para permitir a formação do gel e impedir a constipação (prisão de ventre). Promove um aumento do bolo fecal, pois é expelida juntamente com as gorduras e os ácidos biliares nas fezes. Quando usada para controle da obesidade, deve-se evitar o consumo de alimentos calóricos ricos em carboidratos e proteínas, pois a quitosana só tem atuação sobre as gorduras.           

Quais os efeitos colaterais ?  A quitosana é benéfica e segura para o consumo humano, tendo sido usada extensivamente utilizada em numerosas aplicações industriais, saúde e alimentícias. De acordo com o professor Shigehiro Hirano da universidade de Tottori no Japão a toxicidade da quitosana é menor do que a glicose (açúcar comum)  ou sucrose. A dose letal de glicose em mamíferos é dita ser 8 a 12 gramas por quilograma de peso corporal, enquanto que 18 gramas de quitosana por quilograma de massa corporal em cães, não apresenta qualquer sinal de toxicidade ou mortalidade. Os pesquisadores chegaram a seguinte conclusão: “ A quitosana mostra-se bem menos tóxica do que estas substâncias “. Entretanto, é importante lembrar que é aconselhável ingerir bastante água (8 copos/dia) quando se estiver fazendo o uso da quitosana, pois como toda fibra, a mesma absorve água e pode causar constipação (prisão de ventre) no caso de baixa ingestão de água.           

Futuro Promissor: A quitosana já se encontra em todas as lojas de produtos naturais dos EUA, Europa e Japão. Tendo a completa aprovação do ministério da saúde do Japão para a utilização inclusive como aditivos para diversos alimentos. Também aprovada e indicada com sucesso por mais de 10.000 médicos e nutricionistas. Por tudo isso a quitosana é considerada a fibra do futuro. É um sucesso sem precedentes !

colesterol, dieta, fibra, gordura, quitosana

terça 11 setembro 2007 22:43



291 comentário(s)

  • ruth mailto Sex 20 Jun 2014 18:05
    Para quem toma anticoncepcional,tem algum problema?Perde o efeito?
  • Sandra mailto Qua 16 Abr 2014 18:06
    Onde e como eu compro esse produto,já fiz uso dele e foi muito bom,não consigo mais comprar. oque devo fazer?
  • Judith Maria Qui 27 Fev 2014 15:17
    Engordei 20k não consigo eliminar, com isso adquiri pressão alta (1,74m/86k) tenho feito reeducação alimentar há sete meses academia e nada, não consigo reduzir 1k, se perco algum logo esta de volta, tenho intestino hiper preguiçoso, quitosana pode me ajudar?
  • quitosana Qua 29 Jan 2014 15:32
    Edilene, a Quitosana promove a perda de peso em geral. No processo, geralmente perde-se gordura abdominal como consequencia.
  • Edilene Conegundes mailto Ter 28 Jan 2014 19:27
    Eu quero perder só a gordura abdominal,isso é possível com o uso da QUITOSANA?
  • quitosana Qui 09 Jan 2014 13:43
    Pode sim Roseli. Quando administrada de forma correta, a Quitosana pode auxiliar de forma efetiva programas de emagrecimento. É só ler os artigos do nosso blog.!
  • quitosana Qui 09 Jan 2014 13:43
    Zila, Não é verdade. Não existe nenhuma evidência científica, em todos os estudos realizados até hoje,relatando isso. Total inverdade.
  • quitosana Qui 09 Jan 2014 13:41
    Sim Fabiana. A Quitosana irá auxiliar seu projeto de emagrecimento de forma gradativa e natural.
  • FABIANA mailto Sáb 28 Dez 2013 12:51
    tenho 1,58 altura e 58 quilos e 90 cent. abdomen, nao quero emagrecer muito, meu problema e a barriga, posso tomar quitosana?
  • zila mailto Qua 27 Nov 2013 14:48
    oi estou tomando a quitosana plus , mas me falaram que ela é cancerigena é verdade por favor me respondam a verdade.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.211.50.5) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para quitosana

Precisa estar conectado para adicionar quitosana para os seus amigos

 
Criar um blog